segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O Futuro está aberto

" Viver é uma aventura, viver é um risco. A vida é um processo de busca de conhecimento. A vida arrisca e experimenta [...]. A predisposição para correr riscos está indissoluvelmente associada à procura de um mundo óptimo. No entanto, também está dependente do desafio do meio ambiente. A vida busca problemas, e a existência de problemas é importante para o êxito; a inexistência de problemas pode originar uma estagnação. Podemos constatá-lo nos "fósseis vivos", portanto em seres vivos que desde há muitos milhares de anos não se modificaram, porque vivem num nicho ecológico óptimo e não tinham qualquer motivo para se transformarem. Um "fóssil vivo" encontrou desde os tempos primitivos um espaço vital em que se manteve sem concorrência. Daí que se tenha conservado sem alteração até hoje. Vejamos: para que a evolução avance, é necessário que se opere um jogo com vários componentes; e é necessário que os nichos ecológicos mais profundos se encontrem ocupados para que a vida procure e encontre nichos superiores e mais difíceis. Quando falamos de "superiores", não devemos também esquecer que o nosso cérebro, que realiza estas valorações, é ele próprio um produto de evolução [...]. Desde o princípio, provavelmente através da selecção darwiniana, que a vida busca um mundo melhor. Em princípio tudo é possível. A vida espera, a vida trabalha como se tivesse a esperança de encontrar um mundo melhor , de encontrar melhor nichos ecológicos . As plantas e animais estão prontos a arriscar a aventura de um novo nicho ecológico. E aqueles que tomam esta iniciativa atingem, através da selecção, um nível superior. O seres vivos sem iniciativa, sem curiosidade, sem fantasia têm de lutar pelos nichos ecológicos já ocupados; aqueles, porém, que têm a iniciativa, têm à sua disposição nichos ecológicos novos e inventados. [...] Viver é, pois, uma aventura. Correm-se riscos para dispor de novas oportunidades".
Popper & Lorenz

domingo, 21 de outubro de 2007

Cooperar para aprender


" A aprendizagem cooperativa, enquanto estratégia alternativa de ensino-aprendizagem, baseia-se na utilização dos pares como recurso fundamental do trabalho pedagógico e compreende três formas distintas de o fazer: a aprendizagem cooperativa ( no sentido estrito do termo), que utiliza pequenos grupos de quatro ou cinco indivíduos, com diferentes níveis de competências; a explicação por pares, que agrupa os alunos em díades constituídas por indivíduos com níveis de competência diferentes, cabendo ao mais competente o desempenho do papel de tutor; e a colaboração entre pares, que agrupa igualmente os alunos em díades , constituídas por indivíduos com o mesmo nível de competência. A sua utilização tem vindo a ser explorada desde há cerca de trinta anos, por autores preocupados com o problema do insucesso escolar, com a necessidade de a escola promover o desenvolvimento integral dos alunos e o seu bem-estar psicológico e social e com a necessidade de construir formas alternativas de ensinar e aprender."




Bessa & Fontaine

"Fragile" : uma canção de Sting ...




Uma canção de Sting sempre actual ...


Para ouvir, clicar em:


http://www.youtube.com/watch?v=x0dMBqtGtOU



Gabriela.07

sábado, 20 de outubro de 2007

Livros para ouvir



Já é possível " ouvir livros" de autores portugueses consagrados.

Pode ser uma opção muito interessante para invisuais ou, simplesmente, para colorir o tempo perdido nas filas intermináveis de trânsito ...

Para mais informações clicar em:


Gabriela.07

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

O Segredo da Eterna Juventude!


( Letra da música “Seventeen” do CD “GRACE” de SIMON WEBBER )
Para ouvir clique em:



" Seventeen, I was living life

Chasing dreams and my hopes were high

Trying to get around my fear of

When and where do I go from here

I asked somebody close to me

Who could see a lot further than a boy could see

Oh, oh, oh and he said...

Oh my, oh my, oh my these days are flying by

I still feel seventeen inside, not one day over

Don't let the trials of life, change who you are tonight

Stay seventeen each time you get one year older

I said you're at that time of life when your heart is strong

Your future's bright, you can do no wrong

And don't you let those feelings out of sight

Keep a hold of them as the years go rolling by

These words have always stuck with me

But now I'm only getting what it all appears to mean

Oh, oh, oh and he said...

Oh my, oh my, oh my these days are flying by

I still feel seventeen inside, not one day over

Don't let the trials of life, change who you are tonight

Stay seventeen each time you get one year older

He said...my years have come and gone, in oh such little time

And I hope you live your life the way that I lived mine

Stay young at heart, stay young in mind

So I said...

Oh my, oh my, oh my these days are flying by

I'm still seventeen inside, not one day over

I won't let the trials of life, change who I am tonight

Stay seventeen each time you get one year older

One year older, one year older....oh my oh my oh my oh my

So stay seventeen each time you get one year older "

As Lições dos Mestres



" A necessidade de transmitir conhecimentos e competências, e o desejo de os adquirir, são constantes da natureza humana. Mestres e discípulos, ensino e aprendizagem, deverão continuar a existir enquanto existirem sociedades. A vida tal como a conhecemos não poderia passar sem eles. Contudo, há mudanças importantes em curso [...] A computação, a teoria da informação e o acesso à mesma, a ubiquidade da Internet e da rede global, envolvem muito mais do que uma revoluçaõ tecnológica. Implicam transformações de consciência, de hábitos de percepção e de expressão [...] O impacto sobre o processo de aprendizagem é já capital [...] [Contudo] a aura carismática do professor inspirado, o romance da persona no acto pedagógico, perdurarão certamente [...] a sede de conhecimento, a necessidade profunda de compreender, que estão inscritas no melhor dos homens e das mulheres. Tal como a vocação do professor. Não há ofício mais privilegiado."

George Steiner

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Elogio do Silêncio


" Um professor, que encontrei em casa de amigos, mostrava-se surpreso por constatar que os seus alunos do secundário não tinham reparado nas duas magníficas árvores centenárias no pátio da escola. Será que ensinámos a vê-las? O que é que se fez para educar o seu olhar? Ele disse-me também que os seus alunos tinham necessidade, na sua maior parte, de ruído de fundo para aprenderem: o silêncio durante uma aula incomodava-os, na verdade, deixava-os nervosos. Eles vivem numa civilização onde o elemento sonoro é valorizado, como poderiam eles conhecer o valor do silêncio? Como podem eles, de facto, concentrar-se ( logo, centrar-se com), adoptar uma atitude desconhecida que, desta forma, os amedronta? O silêncio é uma coisa a descobrir desde a infância, e eu penso que podíamos , mesmo resumidamente, aprender na escola e desde a primeira infância a jogar ao silêncio."


Marc de Smedt



domingo, 14 de outubro de 2007

Descobrir livros

" ... um dos mal-entendidos que dominam a noção de biblioteca é o facto de se pensar que se vai à biblioteca pedir um livro cujo título se conhece. Na verdade acontece muitas vezes ir-se à biblioteca porque se quer um livro cujo título se conhece, mas a principal função da biblioteca, pelo menos a função da biblioteca da minha casa ou da de qualquer amigo que possamos ir visitar, é de descobrir livros de cuja existência não se suspeitava e que, todavia, se revelam extremamente importantes para nós.

Umberto Eco, 1983

Taj Mahal


"Deus não teve tempo de fazer fracassados, só pessoas brilhantes. Acredito que cada um de nós tem talentos que lhe foram dados por Deus e que estão dormentes no seu interior esperando para desabrochar"

Mary Kay